A minha Lista de blogues

TCAT

IAT

domingo, 22 de novembro de 2009


Trabalho sobre Posto de Turismo

Posto de Turismo de Oeiras
O nosso trabalho consiste em fazer uma entrevista a um elemento de um posto de turismo e visitar o mesmo. Para tal o nosso grupo, constituído por: Ricardo, Izilda e Vanessa, dirigiu-se ao Posto de Turismo de Oeiras, que se situa ao lado da Câmara Municipal de Oeiras e perto do Palácio Marquês de Pombal. Para realizar a entrevista fizemos o seguinte questionário:

Há quanto tempo existe este Posto de Turismo?
R: Este Posto foi construído em Junho de 2004, está aqui há 5 anos.

Quantas pessoas são empregadas neste posto’
R: Costumamos ser 4 mas de momento somos apenas 3.

Qual é o objectivo de um posto de turismo?
R: Principalmente fornecer informação ao Turista, tal como lugares que eles possam visitar e locais onde dormir. Também damos informação de onde se situam outros postos.

A localização deste posto favorece-vos?
R: A localização podia ser melhor e também o espaço podia ser maior.


Costumam receber muitos turistas?
R: Recebemos poucos relativamente a outras zonas.

Que nacionalidades se vê mais nesta zona?
R: 80% são espanhóis que vêm aqui ao posto, 5% ingleses e 4% alemães.

Nota-se muito a sazonalidade?
R: Sim, nota-se imenso a diferença da época alta para época baixa.

A nossa entrevista correu bastante bem. Fomos bem recebidos pelos elementos do Posto de Turismo e retribuímos a mesma simpatia durante a entrevista.

Posto de Turismo

Postos de Turismo

Os Postos de Turismo são pontos de contacto privilegiados, uma das faces de Portugal e um potencial factor de satisfação dos turistas.
Os 345 postos de atendimento turístico existentes em Portugal, pertencem aos Orgãos Regionais e Locais de Turismo e às Câmaras Municipais com competências no sector. Fornecem informações locais, tais como pontos de interesse a visitar, horários, alojamento, restauração ou actividades, entre outras de carácter útil.
O Turismo de Portugal, ip é responsável pela gestão em parceria dos 5 Postos situados nas duas maiores cidades do país - Lisboa e Porto - e nos aeroportos internacionais - Lisboa, Porto e Faro. Nestes, foram atendidos durante o ano de 2006 perto de 500.000 turistas.

- Lisboa / Palácio Foz

- Porto / Praça D. João I

- Aeroporto do Porto

- Aeroporto de Lisboa

- Aeroporto de Faro

Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal, I.P. é a entidade responsável pela coordenação e organização da presença de Portugal nas feiras internacionais de turismo.
A participação das Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT’s) e das empresas no stand nacional é gerida através do portal feiras. Este portal, disponível 24 horas por dia, oferece funcionalidades que se ajustam às necessidades dos diferentes níveis de utilizador, nomeadamente:
Turismo de Portugal, I.P.
• Divulgar, publicitar e informar sobre a realização de feiras internacionais de turismo.
• Comunicar alterações ao calendário de feiras e divulgar informações úteis sobre as mesmas.
• Visualizar em tempo real a informação relativa ao estado de cada feira, permitindo gerir de forma eficaz a organização do stand nacional.
Agências Regionais de Promoção Turística
• Divulgar o calendário das feiras aos profissionais da área promocional e gerir as inscrições por parte destes.
• Planear e registar o espaço de exposição destinado à Área Promocional.
• Visualizar, em tempo real, o estado de cada feira relativamente à área promocional, permitindo coordenar de forma eficaz com o Turismo de Portugal e as restantes ARPT’s, a organização do stand nacional.
Comunicação e Imagem
O Turismo de Portugal, I.P. é a entidade responsável pela gestão da Marca Destino Portugal. Procura aumentar a notoriedade da Marca a nível nacional e internacional, consolidando a imagem de Portugal como um destino único e rico em experiências, através de:


Material Promocional
Edição de materiais de comunicação da Marca Destino Portugal, que têm por base o Sistema de Identidade do Turismo Português, que combina factores diferenciadores do país com os factores de qualificação do turismo nacional.

Imprensa Estrangeira
A divulgação de Portugal como destino turístico passa por assegurar uma presença contínua e de qualidade nos principais órgãos de comunicação social estrangeiros, conferindo visibilidade e notoriedade à marca Destino Portugal.
Eventos
Uma das prioridades do Turismo de Portugal consiste na atracção e realização de eventos internacionais, que projectem a imagem de Portugal no estrangeiro.

1.2. Informação institucional de divulgação local

Para a promoção regional externa, foram designadas 7 Agências Regionais de Promoção Turística, que articulam entre si e o Turismo de Portugal, a execução do Plano Nacional de Promoção Externa.

Agências Regionais de Promoção
São 7 as Agências Regionais de Promoção Turística, responsáveis pela Promoção Turística Regional externa.
As Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT’s), são associações de direito privado, sem fins lucrativos, constituídas por representantes dos agentes económicos do turismo, por um número relevante de empresas privadas com actividade turística e de entidades do sector público, de carácter ou âmbito local ou regional, designadamente os órgãos regionais e locais de turismo (ORLT’s).
É a estas que compete a elaboração, apresentação e execução dos respectivos Planos Regionais de Promoção Turística.
Portugal sempre se mostrou como um dos destinos turísticos mais seguros da Europa. Se apesar de até 1974 o país ter sofrido com o seu regime ditatorial, após esta data o turismo em terras portuguesas cresceu imenso.
Lisboa e Cascais foram os pólos iniciais do turismo, aos quais se juntaram mais tarde a Ilha da Madeira e o Algarve; actualmente todo o país goza de um prestígio em todo o mundo.
Hoje em dia, mais de 13 milhões de turistas anuais percorrem os cerca de 1000 quilómetros de costa, visitam os inúmeros locais considerados Património da Humanidade, cruzam as Planícies do Alentejo, escalam a Serra da Estrela, sobem o Rio Douro, mergulham nas praias do Algarve e da ilha do Porto Santo, encantam-se nos Açores ou, ainda, divertem-se nos muitos casinos portugueses.
Actualmente, o Algarve, a região de Lisboa, Cascais e Sintra, a Madeira, e o Porto lideram o ranking de destinos nacionais. O Alentejo Litoral começa também a afirmar-se como um grande pólo turístico onde estão a efectuar-se grandes investimentos nesse sector nomeadamente em Tróia (Grândola) e Santiago do Cacém.
O Algarve é um dos principais destinos de férias, durante todo o ano, dos países nórdicos e do Reino Unido. Vilamoura (o maior complexo turístico da Europa), Portimão, Albufeira e Faro são o centro da actividade algarvia.
Ao passo que os portugueses elegem a Espanha, Brasil, Cuba, Tailândia, México, Itália, Marrocos, Moçambique, Tunísia, Cabo Verde ou a República Dominicana como seus destinos principais, Portugal é escolhido, preferencialmente, por turistas oriundos do Reino Unido, Irlanda, Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Noruega, Itália, Bélgica, Alemanha, Suíça, França, Espanha e um número cada vez maior turistas da Rússia, Polónia, Estados Unidos da América, Canadá, Países Bálticos, República Checa, Hungria, Japão e China.
Cultura, sol, praias, diversão, natureza, história e gastronomia são os pratos fortes do turismo português.
O turismo é um dos mais importantes sectores da economia portuguesa, representando cerca de 8% do PIB.
Portugal encontra-se entre os 15 países com maior procura turística em todo o mundo.